Comunicado do Presidente

O Covid-19 (coronavírus), já amplamente divulgado, tornou-se uma preocupação de saúde pública mundial. Diante desse cenário, a TPC reafirma que a segurança dos nossos colaboradores, clientes, visitantes e familiares é uma prioridade. Informo que a TPC está monitorando diariamente a situação do país e atualizando periodicamente as orientações, com base nas recomendações da OMS e órgãos governamentais do Brasil. Ressalto que além de informar nossos colaboradores através de cartilhas, suspendemos os próximos eventos corporativos, reuniões, viagens e visitas, de forma que todos evitem aglomerações de pessoas. Estamos providenciando opções de trabalho remota e definindo planos de ações emergenciais para manter a operação de todos os nossos clientes funcionando sem risco. Permaneceremos atentos sobre a evolução da situação para que ações cabíveis sejam tomadas assim que necessário. E lembrem-se, a superação desse problema global depende, sobretudo, dos cuidados de cada um de nós.

Leonardo Barros

O que é Coronavírus?

A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução).

Vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos inicialmente registrados na China e depois em outros países.

Quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE RECOMENDA ALGUNS CUIDADOS SIMPLES, MAS ESSENCIAIS PARA A PREVENÇÃO A ESSE TIPO DE VÍRUS:

Ao lavar as mãos deixe o sabão agir por 20 seg

Evite contato com pessoas doentes

Não toque em olhos, nariz e boca com as mãos sujas.

Espirro

Catarro

Contato próximo, como toque ou aperto de mão

Com pessoa infectada (caso suspeito ou confirmado)

Gotículas de saliva

Contato com objeto ou superfícies contaminadas

Seguido de contato com boca, nariz ou olhos

Febre

Tosse

Dificuldade de respirar

Fique em casa

Evite aglomeração

Cubra seu nariz e boca quando tossir

Mantenha objetos e superfícies limpas

Use máscara

Ao voltar para casa, não toque em nada, antes de se higienizar.

Tire os sapatos

Desinfete as patas do seu pet após passear com ele.

Tire a roupa e coloque-a em uma sacola plástica no cesto de roupas.

Deixe bolsa, carteira, chaves, etc, em uma caixa na entrada.

Tome banho! Se não puder, lave bem todas as áreas expostas.

Limpe seu celular e os óculos com sabão e água ou álcool.

Limpe as embalagens que trouxe de fora antes de guardar.

Tire as luvas com cuidado, jogue-as fora e lave as mãos.

O que é coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Porém, alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto em termos de saúde pública, como já verificado com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Qual a diferença entre o novo coronavírus para os outros vírus?

A doença provocada pelo novo coronavírus chama-se COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, em tradução livre).

Os primeiros casos foram registrados inicialmente na China, no final de 2019. Há registros em outros locais do mundo, com casos de mortes.

Existe vacina para prevenção ao coronavírus?

Até o momento, não. No entanto, cientistas ao redor do mundo e no Estado de São Paulo, como as equipes do Instituto Butantan, já iniciaram pesquisas para desenvolvimento de vacina. Ainda é precoce indicar se e quando ela estará disponível.

Quais sintomas do coronavírus?
Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais sintomas são:

– Febre

– Tosse;

– Coriza;

– Dificuldade para respirar.

Qual(is) remédio(s) a pessoa com COVID-19 deve tomar?

Não existe remédio específico. O tratamento é baseado no quadro clínico da pessoa. É indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo, uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos), uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.

Envie uma mensagem para o e-mail: covid19@grupotpc.com, para informações e sugestões.

Se você acha que pode ser um caso suspeito e tem dúvidas, antes de procurar a emergência, ligue para:

(11) 4020-0187

(11) 4020-0187 (DOR Consultoria)